ABS - BASQUETE SIMÕESFILHENSE

Academia de basquete Simõesfilhense firmou um pacto pelo esporte, um pacto pela vida com um grupo de amigos,que não abdicaram de estender-nos as mãos a nossa causa. Um gesto oriundo de princípios de quem cultiva generosidade. Ato que reflete no ótima entrosamento entre as entidades amigas e nosso grupo.

PROJETO AMIGOS DO BASQUETE

Fundada em 15 de julho de 2009 na cidade de Simões Filho - Bahia, com o objetivo de promover o basquetebol na cidade, busca através do projeto " Amigos do Basquete", subsídios para a manutenção da equipe em competições dentro do Estado, em especial o Campeonato Baiano e JAI – Jogos Abertos do Interior.

Nosso Contato: e-mail www.abs-basketsimoesfilhense@hotmail.com e pelo tel. (71) 8767-0238.


domingo, 9 de novembro de 2014

IFBA/SIMÕES FILHO FIRMA PARCERIA COM A ABS

          O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA fechou na manhã do dia 08 de outubro parceria com a ABS-Academia de Basquete Simõesfilhense, através do Diretor Rúi Carlos Mota, cedendo seu ginásio de esportes para os treinamentos da equipe. Além do treinamento, o ginásio sediará competições e jogos dentro de nossa cidade, algo nunca visto pelos munícipes, e principalmente pelos pais de nossos alunos que agora irão poder ver seus filhos em quadra defendendo nossa querida cidade.



Para Marcelo Guimarães, técnico da ABS, será uma ferramenta importante no desenvolvimento do nosso basquete, além de proporcionar condições adequadas de treinos, possibilitará o acompanhamento de perto dos pais e dos envolvidos diretos e indiretamente na construção do projeto. Nossa perspectiva, é que no futuro bem próximo, consigamos montar outro polo de basquete na cidade, trazer eventos, e desta forma, movimentar o basquetebol local.

Pois é amigos, agora estamos dando os primeiros passos para construção de uma nova cara para o basquetebol simõesfilhense, O IFBA conta com uma das melhores estruturas esportivas em nosso estado, com vestiários, estacionamento, academia e as tão sonhada girafas e tabelas. Acreditem, é verdade, vejam as fotos logo abaixo, não é promessa é pura verdade.

OBRIGADO DIRETOR RÚI MOTA, por acreditar no projeto, e que juntos possamos levantar o basquetebol de nossa cidade.


quinta-feira, 11 de setembro de 2014

TÉCNICO DA ABS É HOMENAGEADO EM SIMÕES FILHO




        A Câmara de Vereadores na pessoa do presidente Ver. Joel Cerqueira concede uma homenagem pela contribuição prestada ao esporte simõesfilhense no dia 29.08.2014 ao Prof. Técnico Marcelo Guimarães, um dia que ficou marcado sendo a primeira vez na cidade que os esportistas são reconhecidos pelo que fizeram ou fazem pelo nosso esporte. Personalidades com os Profs. Paulo Gilberto, Niltão, atletas do município, secretário Dr. Marcílio alguns dos homenageados e ainda teve uma homenagem dos atletas para o Pres. da Câmara Ver. Joel Cerqueira pelo que vem fazendo pelo esporte em nosso Município. A Audiência Pública ato principal do dia com o tema do Bolsa Atleta infelizmente acabou sem muito a definir, pois o tempo foi curto para tanto debates. a mais de um ano aprovada e sancionada pelo prefeito, mais ainda emperrada sabe lá por que. Neste encontro formou-se uma comissão para debate e o nome do Prof. Técnico Marcelo Guimarães foi escolhido para fazer parte, o mesmo precisou se ausentar para cumprir contrato com a escola onde trabalha.


       Logo esperamos que o programa funcione e venha oportunizar aos atletas simõesfilhense melhores condições de treinamento, para que possam ainda mais brilhar nas quaras, campos, pistas, tatames da vida. Ao Ver. Joel Cerqueira autor do programa, abraça ainda mais o esporte simõesfilhense, que carece de iniciativas para seu desenvolvimento.

Marcelo Guimarães diz " Agradeço ao vereador Joel Cerqueira e a Câmara Municipal pelo reconhecimento do trabalho a frente da ABS e da Seleção Simõesfilhense de Basquete, e que o programa bolsa atleta saia do papel, onde sem dúvidas irá proporcionar aos atletas melhores condições de treinamento, viagem sem muita burocracia, algo constante em nossa cidade.


ABS SEM RUMO E SEM TRANSPORTE PARA O ESTADUAL



A equipe da ABS não consegue vencer no estadual 2014, desta vez o LINCES vence o jogo por 28 pts no sétimo jogo, ( 33 x 61). 

Já no oitavo jogo, este pelo segundo turno contra a equipe do Esporte Clube Vitoria marca a pior derrota da ABS na competição por 67 pts ( 90 x 23 ). Com a penas 6 alunos/atletas em quadra, nossa equipe no primeiro período jogou sem temer o adversário, mais o problema do segundo período em diante chamou-se perna, cansaço, sem peça de reposição, cumprindo com um erro da FBB, já que havíamos solicitado nossos jogos para o domingo e de última hora o corte do transporte por parte da SEMUD, nos deixando na mão, fomos a luta com 6 guerreiros enfrentar uma equipe que está na segunda posição do baiano e atual campeã da competição, mais não desistimos e nem fomos desonestos e agressivos com o adversário, jogamos até o final e fizemos apenas 13 faltas.


SALVE OS GUERREIROS DA ABS!!!

SIMÕES FILHO/ABS FICA COM SEGUNDO LUGAR NOS JOGOS ABERTOS EM ITABERABA

A Prefeitura Municipal de Simões Filho através do Prefeito Dr. Eduardo Alencar cumpri com o prometido e faz deste zonal o melhor nos últimos anos, oferecendo além da hospedagem, alimentação, transporte, os tão sonhados materiais para as equipes de vôlei, handebol e basquete, que por sua vez, não deixaram por menos, dois primeiros lugares (vôlei F, handebol M), um vice com o basquetebol M, e um quarto lugar com o vôlei M. A cidade foi a melhor entre todas em resultado, tanto os atletas como a comissão técnica das modalidades ficaram satisfeitas com o feito histórico. Na competição tiveram presentes: o vereador Joel Cerqueira, e o prefeito Dr. Eduardo Alencar dando apoio à delegação.
“ Esse zonal foi excelente para as equipes envolvidas, campeões o handebol e vôlei feminino, segundo o basquete, fizemos o esporte simõesfilhense voltar o que era, a festa foi nossa, o apoio dado pela prefeitura, à presença do prefeito e do vereador Joel, cumprindo com o que prometeram, deixou uma sensação de alívio, pois nos meus sete anos a frente do basquete e envolvido com o esporte em nossa cidade, tivemos tanto apoio, espero que continuem assim, nos enxergando como vencedores e capazes que somos, MEUS AGRADECIMENTOS AO PREFEITO DR. EDUARDO ALENCAR, A  EQUIPE DA SEMUD ( DR. MARCÍLIO, VADO, GERALDO, KID), VEREADORES  JOEL CERQUEIRA, EVERTON PAIM, AOS NOSSOS AMIGOS VALTER MANGABEIRA, MS ESC. VIRTUAL, GAGUINHO GÁS, CETEC, AOS ATLETAS E A TODA DELEGAÇÃO SIMÕESFILHENSE, E ACIMA DE TUDO O NOSSO DEUS, POR TER NOS DADOS A OPORTUNIDADE DE MAIS UMA COMPETIÇÃO” Marcelo Guimarães.

Infelizmente não foi tudo festa, mais um ano e a SUDESB continua aprontando das suas, desta vez infringindo o regulamento da FIBA e seu próprio, deixando a equipe simõesfilhense com o segundo lugar. O FATO: Segundo seu regulamento e o da FIBA, as equipes devem seguir os critérios estabelecidos pela SUDESB apoiada pelos representantes das cidades, aprovada em reunião na sede da SUDESB ( REGULAMENTO JAI 2014). Iremos resumir, Os uniformes devem seguir as normas e regras de ambas as instituições, padronizada sendo equipe A mandante da partida com uniforme claro de preferência na cor branca e a equipe B visitante com uniforme escuro, sendo obrigatório em competições oficiais o uso de dois jogos de uniformes diferentes. Sendo assim, a seleção de Lençóis equipe B foi ao jogo com uniforme branco, ao perceber nosso técnico foi até os conhecidos e a arbitragem falar que a cidade estava usando a mesma cor que a simõesfilhense (A), foi pedido a nossa equipe que mudássemos a cor de uniforme, mais não daria tempo, o hotel ficava distante e nosso material já estava arrumado para embarque, mais autorizado se não tivesse problemas jogarem assim mesmo, mais não autorizado, daí começou a correria, os árbitros não permitiram o inicio do jogo, e pra surpresa e revolta de nossa equipe, veio até nossa comissão o representante legal da SUDESB exigindo que assinássemos um termo autorizando com um tom de assine já, não fizemos claro, neste tom nem pensar, em reunião todos não aceitamos, então veio um declaração da SUDESB para que começasse o jogo, diante do documento os árbitros iniciaram a partida com a equipe B usando coletes sem padronização, embasados no art. 31, que diz: em casos especiais a SUDESB decide. Mais, não é um caso especial, está no regulamento, melhor nos dois regulamentos e todo jogador, atleta curioso etc., sabe que se devem cumprir as regras. Outro fato, é que nossa equipe jogou três vezes no domingo, enquanto nosso adversário e favorito ao título e campeão com todos os louvores, jogou apenas 1 vez e na sexta, fazendo a final no domingo, sua segunda partida. A superação e força de vontade fizeram os meninos da ABS/Simões Filho jogar de igual pra igual até o primeiro tempo, daí não tivemos mais pernas pra suportar o forte contra-ataque do adversário que com maestria superou nossa equipe... PARABÉNS A SELEÇÃO DE LENÇOIS PELA CONQUISTA, não temos nada contra o resultado merecido e sim com a atitude da organização impondo, tentando cobrir erros que já vem de muito tempo, vejam nosso histórico de jogos na competição e o merecido segundo lugar, com força, garra e união.

DIA 23.08  JOGO CACHOEIRA 29  X  62 S. FILHO DAS 00:19 / 01:34 SÁB;
DIA 23.08  JOGO S. FILHO  52  X  41  SEABRA DAS 23:55 SÁB / 01:08 DOM;
DIA 24.08  JOGO S. FILHO 52 X 48  CRUZ D A. DAS 12:25 / 13:40 DOM; S.FINAL
DIA 24.08 JOGO  S. FILHO 47 X 69  LENÇÕIS DAS 16:40/17:45 DOM. FINAL.
PARCIAIS: 08X11 – 14X15 – 12X23 – 13X20.

Além de tudo isso, tiamos que chegar 20m antes do horário marcado para o jogo:
1 jogo 23:00 22.08 sexta, 2 jogo 21:00 23.08 sáb, 3 jogo 10:00 24.08 e 4 jogo 16:00 24.08.

O que esperamos disso tudo, é que a SUDESB além de reavaliar seu regulamento, o modo como conduz, sua imparcialidade, a igualdade entre as cidades, que como o ano passado, tenhamos a mesma oportunidade dada à equipe vencedora, o convite para a grande final, seria de bom tom, um gesto de reconhecimento do seu grande erro.

AVANTE ABS/SIMÕES FILHO, A LUTA CONTINUA...


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

JAI - JOGOS ABERTOS DO INTERIOR ITABERABA ZONAL I



Nesta sexta-feira (22-08-14), acontece na cidade de Itaberaba o primeiro zonal dos JAI-Jogos Abertos do Interior, conta com a presença de várias cidades da área metropolitana, recôncavo etc. no basquetebol as cidades representantes da modalidade serão:
Grupos A = Cachoeira, Simões Filho, Iramaia, Seabra no grupo B= Lençois, Cruz das Almas e Itaberaba.
No ano passado na mesma cidade a equipe de Simões Filho ficou com a quarta posição, esbarrando em Lençois nas semifinais e a equipe de Itaberaba sagrou-se campeã do evento. Marcelo Guimarães técnico da ABS e da seleção de Simões Filho diz: “ A seleção melhorou muito em relação a do ano passado, os meninos estão mais experientes e adaptados a jogar contra adultos, já que estão jogando o campeonato estadual adulto este ano, estratégia montada visando os JAI.”

Este ano a Prefeitura Municipal fez seu papel, deu todo apoio as delegações que irão representar nossa querida cidade: material esportivo, transporte, alimentação e hospedagem. NÓS DA ABS E DA SELEÇÃO SIMÕESFILHENSE DE BASQUETE AGRADECE AO: Prefeito Dr. Eduardo Alencar, Secretário de Desporto Dr. Marcílio Galindo, aos vereadores: Joel Cerqueira, Everton Paim, ao Assessor de Comunicação da Câmara Valter Mangabeira aos nossos parceiros amigos: CETEC Centro Técnico Simões Filho, Gaguinho Gás, MS Escritório Virtual e a TODOS OS ATLETAS que se dedicam e superam todos os obstáculos pela frente.

VAMOS LÁ SIMÕES FILHO E BOA SORTE A TODA DELEGAÇÃO:
BASQUETE – HANDEBOL – VÔLEIBOL.


RUMO A VITÓRIA DA CONQUISTA – FASE FINAL DO EVENTO....

ABS/SIMÕES FILHO CONTINUA SEM VENCER NO ESTADUAL



Sem treinar e com muitos problemas internos de disciplina a equipe da ABS sofre derrotas no estadual em seu quarto jogo, sem ter nada a ver com isso o ART VAN/CEPE 92 x 44 ABS, Apesar do primeiro tempo horrível, nossa equipe teve um comportamento bom na partida não deixando o CEPE abrir muita vantagem perdemos por 8 pts ( 27 x 35). Já no segundo tempo paramos e assistimos o CEPE jogar ( 17 x 57 ).
Na quinta partida, jogo antecipado enfrentamos novamente a Seleção de Lauro de Freitas, que desta vez veio com caras novas e um basquetebol bem superior ao nosso, não deixou a ABS respirar ganhando o jogo 58 x 34.
Na sexta rodada enfrentamos a equipe da Ass. de Basquete Periperi, com velhos conhecidos do basquetebol baiano, o jogo marcado mais uma vez por muitos erros da arbitragem, prejudicando nossa equipe em vários momentos, desclassificando atleta e técnico da ABS por reclamações, uma arbitragem que rege o autoritarismo, compensado os seus erros com barbaridades e abuso de poder, infelizmente... no primeiro tempo o jogo terminou (32 x 25), 7 pts para Periperi. No segundo tempo a lambança de nossa arbitragem terminou ( 38 x 20) final da partida 70 x 45 para arbitragem, brincadeira Periperi.


“ Sofremos com as baixas em nossa equipe, além dos treinos que não acontecem com todos, alunos sem ir aos jogos, aos treinos, e machucados, sem contar com a ajuda da arbitragem, que vem em muitos jogos estragando com as partidas e muitas vezes sendo responsáveis diretos pelos resultados, nossa equipe não consegue jogar, não é por causa das derrotas, mais o jeito que estamos em quadra, até aqui, três jogos estávamos lá, se entregando, lutando, mesmo saindo derrotados que pra mim não conta muito, está jogando a competição é o principal, mais perder jogos como estão sendo não dar, apesar de críticas feitas ao nosso quadro de arbitragem, por todos os participantes, até aqueles que ganham e lideram a competição é que está ficando chato, muito aborrecido com tudo isso...”

JOGÃO DE BASQUETE NO CLÁSSICO METROPOLITANO - ABS/SIMÕES FILHO X SELEÇÃO DE LAURO DE FREITAS.


Após jogos de extremas desigualdades a terceira rodada do estadual ficou marcada com o clássico metropolitano entre a Seleção de Lauro de Freitas e ABS/Simões Filho decidida nos segundos finais por 4 pontos. A derrota para Lauro marcou uma disposição e muita força de vontade para os meninos da ABS, fomos pra cima dos adversários que chegou abrir no primeiro período 14 pts ( 23 x 09), muitos erros de ataques e posicionamento de defesa deixou o técnico Marcelo Guimarães aborrecido com seus comandados. No segundo período, depois das broncas e uma mudança radical na postura em quadra, a ABS volta forte em sua defesa, roubando bolas e saindo para os contra ataques, deixando a diferença em 6 pts ( 09 x 17).

O cansaço da equipe é visível, a falta de preparo é aparente, mais a vontade de lutar e eminente, nada de bronca no intervalo, só acertos de posicionamento é a palavra da vez.

No terceiro período, começou o com um mal hábito na Bahia, a arbitragem começa  a fazer lambanças, mais a ABS volta empenhada em tirar a diferença e as bolas que insistiam não cair começaram para desespero do nosso adversário, tiramos mais 3 pts numa belíssima cesta bem trabalhada e acerto do pivô Frank Teles. ( 14 x 17). No último período com três bolas de 3 pts seguidas passamos a frente no placar pela primeira vez com dois pontos de diferença, ai veio a arbitragem... deixa pra lá, afinal já é de costume por aqui, por reclamações o técnico Marcelo Guimarães recebe uma técnica e com uma falta no finalzinho Lauro de Freitas ganha (18 x 17), e o placar final de 64 x 60.

Com a palavra Marcelo Guimarães “ A equipe assimilou bem a proposta do jogo e da competição, estamos pegando experiência é o nosso primeiro estadual adulto, com a equipe formada de 70% do sub-20, jogo marcado por vários erros por parte da arbitragem, para os dois lados, deixando um jogo fácil se tornar estressante, nossa equipe teve um comportamento bom, apesar de continuarmos com velhos erros, nesta semana ganhamos três bolas oficiais, que acabaram diferenciando nossos arremessos, mais treinar sem quadra adequada é fogo, a Seleção de Lauro conta em seu elenco jogadores experientes e que fizeram a diferença no momento certo, nos proporcionaram um grande jogo e mostraram pros meu meninos que somos capazes de jogar um bom basquetebol.”

 Na arquibancada, todos ficavam de olhos ligados na partida, tirando os jogos do Vitoria e TBJ, este sem dúvida será a melhor partida da competição, protagonizada por duas equipes do interior, lutando até o último segundo pela vitória... que jogo amigos, que jogo!


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CAMPEONATO BAIANO



Começou o Campeonato Estadual 2014, e a ABS-Academia de Basquete Simõesfilhense com apoio do CETEC- Centro Técnico Simões Filho, Gaguinho Gás, SEMUD - Secretaria de Desporto Simões Filho e MS Escritorio Virtual, representa a cidade de Simões Filho com sua equipe base do sub-22 no Estadual adulto na chave Capital/Metropolitana. A iniciativa partiu por parte do Técnico Marcelo Guimarães já que a FBB a dois anos não realiza a competição para o sub-22.
No começo a equipe da ABS jogou contra a UNIRB/TBJ e Vitória/Faculdade 2 de julho, e os meninos da ABS não suportou a pressão e perdeu as duas partidas por: UNIRB/TBJ 67 X 12 ABS, Vitória 62 x 15 ABS.
Apesar do trabalho intenso na última semana antes da estreia, não fomos capazes de aplicar o basquete que costumamos jogar no último ano, as bolas não caiam e fomos envolvidos pelas equipes comandadas por Tiago Bastos (TBJ) e Ives Costa (Vitoria).
Os jogos estão acontecendo no Clube da ADELBA em Salvador, nova casa do basquete da Bahia.
Apesar do resultado ser normal, o técnico Marcelo Guimarães, ficou chateado pelo baixo rendimento da equipe, que entrou disperso nos dois jogos, perdendo muita bola e precipitando os ataques, mais conseguimos chegar no campeonato, e vamos lá...

quinta-feira, 24 de julho de 2014

ESTAMOS DE VOLTA

Olá amigos, voltamos neste segundo semestre passando informações do nosso basquete, que continua na luta pra conseguir patrocínio pro campeonato estadual 2014. A equipe sub-22 da ABS, aguarda confirmação da FBB sobre o campeonato da categoria, informações obtidas até este momento, é que não acontecerá, então, vamos jogar o adulto baiano 2014. Jornada dura pros garotos da ABS, sua diretoria está em busca de atletas da cidade, experientes para reforçar a equipe.
Neste tempo, conseguimos apenas fazer um amistoso, contra a equipe do TBJ que disputou um torneio em Recife, perdemos por seis pontos já no último minuto, em contra-ataques.
A escolinha da ABS teve férias antecipadas e prolongadas devido à copa do mundo de futebol. Três alunos/atletas da ABS, provavelmente irão jogar pelo TBJ nas categorias sub-13 e sub-17.
O campeonato estadual 2013/2014 terminou, finalmente, com a conquista por mais uma vez do E. C. Vitória/ 2 de Julho por quatro pontos, e a equipe da UNIR/TBJ ficou por mais um ano com o segundo lugar.
O aux. Técnico da UNIRB/TBJ e técnico da ABS consegue junto à diretoria do TBJ a sua liberação para acompanhar a ABS na competição adulta do baiano 2014, já que tem compromisso com a entidade

sábado, 8 de março de 2014

INÍCIO AOS TREINOS

     A ABS-Academia de Basquete Simõesfilhense inicia-se seus treinos no mês de fevereiro, tanto para escolinha, quanto para os adultos, isso mesmo, ADULTO, que será a novidade para este ano, visando melhorar nosso jogo, já que no sub-22 o baiano não aconteceu no ano de 2013 e até este momento sem expectativas, por isso achamos melhor colocar a equipe pra disputar o adulto neste ano, para que possamos ter uma quantidade de jogos bem maior que das categorias de base.
     O fato ruim para este ano, foi o cancelamento de um dos patrocinadores a empresa SERMAP Auto Peças, triste mais faz parte, a família ABS, agradece pelo apoio dado ao nosso basquete.
      Em março, tentaremos fechar patrocínio com a Prefeitura, que continua em débito com o nosso basquete, não pagou a segunda parcela do baiano de 2010 e nem as despesas da final de feira em 2012. Triste, mais real, infelizmente, a cultura esportiva de nossa cidade ainda é, de não apoiar o esporte, do qual se vira nos mil a muito tempo.
Em breve, estaremos divulgando novidades, é o que esperamos para este ano, do mais, VAMOS JOGAR E BRINCAR DE BASQUETE.

TREINOS: SEGUNDAS, QUARTAS, SEXTAS DAS 17:00 às 20:00h.
                  SÁBADOS: DAS 11:00 às 13:30
ESPAÇO: ESCOLA PE. LUIS PALMEIRA - CENTRO.
TÉCNICO: MARCELO GUIMARÃES