A Lituânia é campeã mundial sub 19. Com tranquilidade e grande atuação de Jonas Valanciunas, a equipe dominou e venceu a Sérvia por 85 a 67 na r deste domingo e ficou com o troféu da competição disputada na Letônia.
Foi a primeira vez que os lituanos ficaram com o título da competição. A equipe tinha como melhor resultado a medalha de prata conquistada na edição de 2003 disputada na Grécia. A conquista ainda evita o bicampeonato da Sérvia. Os sérvios foram campeões em 2007 quando atuaram em casa.
Para conseguir a conquista inédita, a Lituânia contou novamente com ótima partida de Jonas Valanciunas. O jogador foi o cestinha da partida. Foram 36 pontos. O atleta ainda ficou perto de um "double-double" ao pegar oito rebotes. Pelo lado da Sérvia, o melhor foi Djordje Drenovac com 14.
Além da grande atuação de Valanciunas, a Lituânia também contou com o domínio nos rebotes para vencer. Foram 33 contra apenas 27 dos sérvios. Os lituanos também tiveram jogo coletivo mais apurado (13 a 10 em assistências) e erraram menos (16 a 12).
O jogo
A partida começou bastante equilibrada. Contudo, com boa atuação de Jonas Valanciunas, a Lituânia se manteve sempre no controle do marcador no primeiro período. Os sete pontos do ala lituano ajudaram a equipe a fechar os dez minutos iniciais com 18 a 13 no placar.
Com quatro pontos consecutivos de Valanciunas no começo do segundo quarto, a Lituânia abriu nove pontos de vantagem e obrigou o treinador sérvio a pedir tempo. A parada deu resultado e a Sérvia reequilibrou as ações. No entanto, o time lituano seguiu no controle e fechou a primeira metade com 39 a 32.
Novamente com Valanciunas inspirado, a Lituânia colocou a vantagem pela primeira vez na casa de dois dígitos logo no começo do terceiro período. Os sérvios passaram a aproveitar pouco os ataques. Com aproveitamento abaixo da casa de 40%, a Sérvia entrou nos dez minutos finais em desvantagem de 15: 62 a 47.
Nenhum comentário:
Postar um comentário