terça-feira, 31 de janeiro de 2012
OS FRACASSO DE MICHAEL JORDAN. E OS NOSSOS...
MICHAEL JORDAN
Se o maior jogador de basquete da história, responsável pela quebra de praticamente todos os recordes mundiais desse esporte, aceita e supera cada falha, cada fracasso, e ainda diz que foram eles que o tornaram um sucesso mundial, por que tanta preocupação com os erros que você cometeu na semana passada, no mês passado, no ano passado ou no último final de semana.
Se seus erros tiverem sido graves, se você tiver machucado física ou emocionalmente alguém, reflita sobre isso, mude seu comportamento agora, e carregue o aprendizado e a cicatriz em seu coração. Isso tornará você uma pessoa melhor hoje e amanhã, já que ontem não pode ser mudado.
Mas agora, uma nova semana está começando. Um novo jogo. Um novo time. Um novo prêmio. Assim é a vida. Quando acordou, hoje pela manhã, o Treinador colocou você para mais um campeonato no jogo da vida. Talvez você erre a cesta, como Michael Jordan. Talvez você erre o gol (Pelé errou muitos), mas cada erro, cada falha deve ser usada por você para aprender melhor o caminho, para encontrar em sua mente o Poder Pessoal que vai colocar seus pés no pódio da vida.
Outras pessoas viram seu erro? E daí? Será que havia câmeras transmitindo seus erros para 100 milhões de pessoas ao vivo? Pessoas que contavam com você? Improvável. Mas Michael Jordan erra, milhões de pessoas se lembram.
Se Michael Jordan não se deixa desanimar por um erro cometido na frente de 100 milhões de pessoas (e registrado para a história), porque você se deixaria desanimar pelos seus? Use cada erro como uma escada para fazer a coisa certa. Peça desculpas descanse, volte ao treinamento e inicie uma nova partida. Sua quadra é em casa, com sua família, no trabalho, na escola, com sua alma gêmea ou em todo lugar em que você esteja nos próximos sete dias. Mesmo quando sua única platéia é seu espelho.
E lembre-se do que Jordan diz: “Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que eu sou um sucesso”. O que Jordan quer dizer é que não é possível alcançar o sucesso sem passar pelo fracasso. Deixe-me repetir isso: não é possível. Até quando nascemos, as lágrimas chegam antes dos sorrisos.
Ao terminar essa frase, o jogo vai começar. O treinador está olhando. Dê o melhor que puder. Respire profundamente, sorria... E boa sorte.
sábado, 28 de janeiro de 2012
ÚLTIMAS DA ABS DO MÊS DE JANEIRO
Estamos esperando a confirmação do torneio de inauguração do ginásio de Madre de Deus agora em fevereiro, que servirá de preparação para o baiano, pois iremos participar com a equipe sub-19 e sub-17 ( juvenil e cadete ).
Nesta semana estaremos enviando a SEMUD a pedido do secretário de desporto Enaldo Barbosa, o ofício e calendário, pois o mesmo ficou de pagar as pendências de 2010 e as despesas referentes há este ano, assim esperamos e apesar de não acreditar estaremos por mais um ano enviando o ofício, só nos basta aguardar, deitados, pois sentado já estamos cansados.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Nota 10 para os exercícios.
domingo, 15 de janeiro de 2012
Alongamento – Benefícios ou malefícios
Michelle Waitman, fisioterapeuta especializada em postura e chefe do serviço de fisioterapia do Projeto Afrodite do departamento de ginecologia endócrina e climatério da Unifesp-EPM (Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina), concorda com o professor da Estácio de Sá e acredita que as atividades de alongamentos estáticos antes dos exercícios só são recomendadas por profissionais que ainda não se atualizaram ou que não compartilham da mesma opinião: “O alongamento deve ser realizado rotineiramente. Permite a manutenção e até ganho de uma boa amplitude das articulações, além de manter músculos, tendões e fáscias com boa flexibilidade. E não é que os exercícios do tipo estático sejam prejudicais ao corpo, apenas que não promovem benefícios quando realizados antes da atividade física”.
Lesões discordâncias
Em artigo científico publicado na Sports Medicine, Rubini escreveu que o alongamento estático não é capaz de prevenir as lesões musculares. “Essa recomendação jamais teve um respaldo científico. Pelo contrário, Alguns estudos até chegam a verificar que os nociceptores, que são responsáveis por enviar sinais de estímulos dolorosos ou lesivos ao sistema nervoso central, ficam menos responsivos a esses estímulos após os alongamento”, explica o fisioterapeuta carioca.
Mas a falta de mais pesquisas sobre o assunto faz com que ainda hoje haja muitos desencontros no que é recomendado por especialistas aos atletas e esportistas.
Marcelo Gomes Barroso Abrantes, 28 anos, professor de educação física e lutador de muay thai e boxe, campeão brasileiro de boxe chinês e bi-campeão estadual de boxe olímpico, por exemplo, diz que os alongamentos, mesmo estáticos, fazem parte da sua rotina diária de treinos: “Realizo, em média, 15 minutos de alongamentos antes de me aquecer e 25 minutos após treinar”, afirma o atleta que sabe que terá uma perda energética, mas que acredita estar mais prevenido contra as lesões.
Turíbio Leite Barros Neto, médico fisiologista e coordenador do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte), órgão ligado à Reitoria da Universidade Federal de São Paulo, colocou mais lenha nessa discussão ao afirmar em uma de suas palestras que o correto é mesmo alongar os músculos antes dos treinos: “Depois dos exercícios, eles ficam enfraquecidos e podem apresentar pequenas lesões”.
Fazer ou não
Enquanto a divergência de quando e qual alongamento é o mais aconselhado continuam, a certeza de que esses exercícios são vitais para minimizar os impactos sofridos pelo corpo durante as atividades físicas e para a manutenção da boa flexibilidade corporal é sustentada por todos os profissionais da área da saúde esportiva. Assim, antes de tomar qualquer decisão, converse com seu orientador físico ou fisioterapeuta e busque, com ele, o treinamento mais adequado a você e às suas expectativas. “Muitos conceitos ainda podem ser modificados na educação física, mas sem dúvida, o maior risco dos exercícios é não começar. Nada é mais perigoso do que o sedentarismo”, conclui Ercole Rubini.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
PRÉ-CONVOCAÇÃO SELEÇÃO BAIANA SUB-17 MASCULINA
Abaixo lista de atletas pré-convocados:
1 Rielson Jesus dos Santos ABS
2 Daniel Alcaria CEPE
3 Henrique Auxencio Oliveira Sousa CEPE
4 Luan Max CEPE
5 Breno de Souza Calazans GCBCAP
6 Danilo Magalhães GCBCAP
7 Felipe Caetano Santos Pereira GCBCAP
8 Dimitri Marinho IFBA
9 João Lucas Fiúza Cardoso IFBA
10 Guttemberg Soares Amazonas Neto MVP
11 Leonardo Marques Rodrigues MVP
12 Lucas Tannus Simões Monteiro MVP
13 Rafael Silveira MVP
14 Rodrigo Ramos Braga de Carvalho MVP
15 Vitor Albuquerque Maranhão Ribeiro MVP
16 Enzo Vanderlinden Salesiano
17 Gabriel Tupinanba Salesiano
18 Lucas Santos Salesiano
19 Pedro Henrique Oliveira W. Soares Sartre COC
20 Eric Batista Almeida Santos SESI/SP
21 Arthur Furtado TBJ
22 Felipe da Silva Borges TBJ
23 Guilherme Costa TBJ
24 Matheus Becil TBJ
25 Wilson Almeida Cruz Neto TBJ
Observação: Os atletas devem levar material de treino.
Belchior Souza
Diretor Técnico
Pré-Temporada: Dores musculares
Dor muscular nos dias seguintes ao início de um treinamento físico
"Olá MVP's, como todos sabemos, os treinos da nossa equipe voltaram á ativa, retornamos em clima de pré-temporada, e com os esforços físicos aplicado a nosso corpo, é inevitável as incomodas dores fazer parte do nosso dia-dia. Pensando nisso procurei na WEB, e encontrei um artigo que explica perfeitamente que ocorre com nosso corpo, fiquem tranquilos, é NORMAL senti-las, o nosso professor não passaria para o seus atletas algo que os colocassem em risco. Abaixo você encontrará um artigo escrito pelo Prof de Educação física Daví F. M. Cáceres, relacionado a essa dores após o esforço físico".
Você se recorda das dores musculares que sentiu nos dias seguintes ao início de um programa de treinamento físico, ou quando o teu personal trainer modificou o treino? Certamente que sim. Quase todos que realizam ou já realizaram algum tipo de atividade física se lembram desta dor.
Mas, ao mesmo tempo em que você traz a memória e deseja não mais senti-la, você se alegra por saber que esta ação inflamatória é resultado do teu esforço para obter uma vida mais saudável. Por que isso ocorre? O que fazer para lidar com ela? Até quando sentirei estas dores? Lidaremos com isso neste nosso breve artigo.
Os benefícios proporcionados pela atividade física são dependentes de um perfeito equilíbrio entre a intensidade do exercício e o tempo de recuperação muscular. Todas as vezes que nós nos submetemos a um estresse físico (caminhada, corrida, musculação, alongamentos, entre outros) nossos músculos realizam trabalho. O trabalho por eles realizado promove uma série de modificações na musculatura que precisam ser restauradas para que um novo estímulo físico possa ser aplicado. Este processo de restauração se dá no momento de repouso e descanso, principalmente durante o sono. Assim, quando recuperado o músculo atinge um estágio maior de resistência, tornando-se melhor condicionado.
Neste belo processo de aquisição do condicionamento muscular por que ocorre a dor? Uma das principais hipóteses para o aparecimento da dor se deve ao fato que o exercício físico promove micro lesões musculares, ou seja, minúsculas lacerações do tecido muscular bem como dano nos componentes que promovem a contração muscular (proteínas contráteis), assim como, pode promover pequenos estiramentos nos tendões e aumento na retenção hídrica (água). São estas microscópicas lesões que causam dor. Dor que pode se manifestar 12 horas após o treinamento físico e permanecer por até 4 dias.
Então, o que fazer para prevenir a dor? Uma das melhores maneiras para prevenir, porém não eliminar, as dores musculares tardias é iniciar o programa de treinamento físico com uma baixa intensidade. Não vá com "muita sede ao pote". Comece ao poucos e aumente as cargas com o passar do tempo. Altas intensidades no início de um programa, além do aparecimento das dores musculares, aumentam o risco de lesões articulares e musculares mais sérias, que poderão exigir de você uma interrupção no programa de treinamento.
E, até quando sentirei estas dores? Felizmente, sempre que houver alterações no teu programa de treinamento físico você estará sujeito a aparição das dores musculares. Digo felizmente, porque isso indica que teu organismo esta se adaptando a uma nova imposição de carga, conduzindo você a um novo estágio de aptidão física. Porém, não caia na máxima do "No pain no gain". A dor muscular pode aparecer, mas se não aparecer não significa que o estímulo foi ineficaz para a melhoria da tua SAÚDE.
Com o passar da idade as dores musculares poderão se tornar mais freqüentes e o tempo de recuperação poderá ser mais longo. Não há evidências que mostrem diferenças entre homens e mulheres. Ambos estão sujeitos as dores musculares.
Por este motivo
desenvolva um bom relacionamento com teu professor ou personal trainer. Mantenha-o sempre informado sobre as tuas percepções de dor após o treinamento físico. Fazendo isso você o ajudará a desenvolver um programa cada vez mais específico para ti, levando em consideração as respostas fisiológicas do teu organismo. A você que está neste processo, Boa Prática!
EDUCADOR FÍSICO /PERSONAL TRAINER (CREF: 041916-G/SP)
ESPECIALISTA EM CONDICIONAMENTO FÍSICO E REABILITAÇÃO CARDÍACA - INCOR HCFMUSP
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
INICIO DOS TREINOS
Depois do susto, fomos anotar os pesos, altura e envergadura de todos os alunos/atletas e partimos para parte física que neste mês terá prioridade combinado com muito fundamento, também tem programado físico na praia. No segundo treino estaremos com as bolas novas da Nike que tem o peso parecido com a oficial da FBB e custam barato, infelizmente alguns alunos não compareceram e muitos ainda estão com pensamentos pequenos que não condizem mais com nossa equipe, com brincadeiras e muita conversaria, mais já foram avisados que este comportamento não tem mais nada a ver com agente e nem com os objetivos, OS MESMOS TERÃO QUE SE ENQUDRAR NOS NOVOS MOLDES DA ABS.
FATO CURIOSO. Hoje nosso técnico foi comunicado que terá até este mês para entregar o ofício e cronograma das competições do ano e entregar na SEMUD. Lembramos que todo ano levamos tais informações e não acontece nada, ficamos sem apoio, mais mesmo assim iremos mandar tudo direitinho, e vamos ver o resultado, como este ano é eleitoral...
VEM AÍ NOSSO CAMPEONATO DE BASQUETE. AGUARDEM...
domingo, 8 de janeiro de 2012
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
BABA DE DESPEDIDA - INÍCIO DOS TREINOS
A passos lentos estamos soldando os aros e consertando as tabelas, as traves de pliometri ficam prontas neste final de semana, já as bolas de medcinibal que estamos tentando fazer, mais até o momento sem sucesso.
NÃO HÁ CAMINHO PARA A PAZ. A PAZ É O CAMINHO. GHANDI.